5 Dicas de Como Aprender (e reter) Vocabulário
Milhares de estudantes de línguas ao redor do mundo desejam não somente aprender mais vocabulário mas também reter o que aprendem. Mas como fazer isso?
Cremos que não há atalhos nem fórmulas mágicas para isso, mas acreditamos que há um caminho provado, testado e que tem mostrado resultado a médio e longo prazo.
Vamos compartilhar 5 maneiras de aprender e reter new vocabulary.
Diga-se de passagem que essas dicas foram praticadas por um de nossos professores na época em que ele estudava para obter uma certificação da Cambridge. Então, elas funcionam.
Antes de vermos as dicas, queremos fazer uma observação sobre tradução. Muitos alunos traduzem as palavras, rabiscando no livro ou no caderno. Na verdade, o ideal é evitar traduzir. Por que seu cérebro precisa associar as coisas e não somente traduzir. Se você estiver aprendendo a palavra “travesseiro”, por exemplo, essa palavra não tem nenhuma “semelhança” a palavra “pillow.” Então o ideal é aprender a palavra “pillow”, associando-a diretamente a imagem mental de um travesseiro.
Vamos deixar isso mais claro com outro exemplo. Imagine que você está em um café na Nova Zelândia com seu amigo e você acabou de gesticular para ele que você precisava daquele objeto de plástico usado para sugar refrigerante de dentro da latinha, levando diretamente para boca. Ao fazer esse gesto, seu amigo disse: “Oh, you want a straw?” Você provavelmente retrucaria: “What?” e ele diria novamente: “A straw!”
Veja o que aconteceu. Quando ele disse straw, você gravou essa palavra de forma muito mais fácil do que se você olhasse em um dicionário: Canudinho = straw. Isso acontece porque você teve que associar a situação (necessidade de um canudo) à palavra nova. Você não teve que traduzir. Você simplesmente “recebeu” aquela informação. Bom, então nossas dicas vão, de alguma forma, simular esse processo mental para você.
Para por as dicas a seguinte em prática, você precisará de um caderno. Leia A Importância de um Caderno no Aprendizado.
Vamos lá.
1. Drawing
Esse recurso é perfeito para palavras simples, curtas, de fácil reprodução gráfica. Mesmo sem ser bom em desenho, você pode desenhar uma carinha feliz e uma cartilha triste, por exemplo. Seu cérebro associa a imagem à palavra, dispensando assim qualquer tipo de tradução. Ideal para alunos de todos os níveis, principalmente os de nível básico.
2. Word definition
Recurso mais indicado para alunos de intermediário para cima. Funciona assim: imagine que você é um dicionário e deve portanto, escrever a definição da palavra. No início, pode parecer difícil, mas é possível. Não precisa ser uma definição tão técnica quanto a de um dicionário mas algo que você possa entender ao ler essa informação novamente no futuro, por exemplo.
3. Synonyms/ Antonyms
Quando você tiver um adjetivo, uma das melhores maneiras de aprender essa nova palavra é escrevendo o seu sinônimo ou antônimo. Dessa forma, você também evita a tradução. Se você não lembra, sinônimos são palavras que significam a mesma coisa ou quase a mesma coisa. O sinônimo de terrible pode ser horrible ou very bad, por exemplo. Já o antônimo é o oposto da palavra. O antônimo de horrible é terrific ou great.
4. Example with personal context.
Essa dica vale ouro. Ao escrever um exemplo, não escreva algo “sem pé nem cabeça”. Vamos a um exemplo: Se a palavra nova for disgusting (nojento), não se deve escrever “That food is disgusting” ou “The man is disgusting.” Esses exemplos não são específicos o suficiente para relacionar a palavra ao seu significado. Então a melhor maneira é escrever um exemplo real, baseado em um contexto real, que acontece(eu) de verdade na sua vida. Se você não suporta ostra porque é nojento, esse seria um exemplo perfeito. Você escreveria algo mais completo e que faria sentido para você: “I hate oyster because it’s disgusting.” Veja, ao reler essa informação daqui a 3 meses, por exemplo, as chances de você lembrar o que significa são infinitamente maiores do que se você tivesse escrito “That food is disgusting.”
5. Repetition
Talvez a maneira mais trabalhosa, mas não menos importante. É importante aplicar mais de uma vez essa dica nº 4 que acabamos de ver em contextos diferentes e em dias diferentes. Então ainda usando o mesmo exemplo, seria bom escrever umas 4 frases diferentes, com contextos diferentes usando a palavra disgusting. E não precisa ser tudo no mesmo dia. Se você escrever 2 exemplos hoje, rever essa palavra e escrever mais 2 exemplos daqui a alguns dias, melhor.
Lembre-se: Não é fácil, mas é possível. Em outras palavras, não estamos dizendo que você não terá trabalho nesse processo de aprendizado. Você terá que fazer a sua parte.