É Possível Sonhar em Inglês?
Ao longo dos anos, se ouve falar que sonhar em uma lingua estrangeira é o primeiro sinal de que você está dando o primeiro passo rumo à fluência.
O fato é que toda nossa atividade cerebral, composta pelo consciente, sub-consciente e até mesmo o inconsciente, está totalmente ocupada por atividades regidas por nossa lingua materna. Somos um produto do meio em que vivemos, correto?
INPUT E OUTPUT
Vale aqui exemplificar o conceito de input e output, muito utilizado no aprendizado de línguas estrangeiras.
Input é tudo aquilo que “entra pra dentro” (desculpe o pleonasmo). Reading e listening se encaixam nessa categoria.
Já o output é tudo o que sai, ou seja, aquilo que é “produzido” por nós, sendo assim, atividades mais ativas, diferentemente do input, que são atividades mais passivas. Speaking e writing fazem parte da categoria output.
Feita essa explicação, agora podemos ter uma noção mais clara de como o sonho em uma lingua estrangeira acontece.
DREAMING IN ENGLISH
A maioria dos estudiosos, como gramáticos, linguistas, pedagogos e estudiosos de andragogia (ensino a adultos) concordam que para dominarmos uma lingua, devemos aumentar consideravelmente o nosso input, assim como um bebê que não “produz” output, ou seja, ele não fala nem escreve.
Pelo contrário, está em todo o tempo absorvendo informações.
Então a formula é simples: se o nosso “input” é 100% português, o nosso “output” também o será.
Para chegar ao ponto de sonhar em uma lingua estrangeira, o cérebro tem que estar tão saturado dessa lingua, ou seja, deve haver uma alta dosagem de input, a ponto desse conteúdo estrangeiro penetrar a primeira camada do nosso consciente e atingir o sub-consciente e quem sabe, o inconsciente.
COMO SATURAR O CÉREBRO DE INGLÊS
E se houvesse uma combinação perfeita entre o input e output? E se você pudesse aumentar os 2 simultaneamente de forma instantânea, progressiva e natural?
Bom, a melhor maneira que encontramos hoje é a imersão.
Calma, deixamos claro que isso não envolve água. Risos. Estamos falando de um período de tempo onde você é “imerso” na lingua sem nenhum contato com sua lingua materna.
Por que uma pessoa que fica um tempo em um país estrangeiro, em tese, consegue aprender mais rápido? Justamente pelo fato de ter sido exposta a um mundo que desconhece sua lingua materna. Agora essa pessoa é desafiada a e se comunicar na nova lingua.
A IMERSÃO hoje no Brasil se dá por meio de cursos de imersão – os immersion courses.
São cursos onde o participante se retira normalmente para um hotel ou uma chácara um pouco distante de sua cidade para assim vivenciar esse ambiente saturado pelo Inglês.
Nesses ambientes, há aulas, jogos, dinâmicas, atividades em grupo e vários outros momentos onde absolutamente tudo é feito em Inglês. Do momento que você acorda ao momento que você vai dormir, se fala Inglês o tempo todo.
Dessa forma, o participante “força” sua mente, adaptando-a à lingua estrangeira e estimulando-a a ponto de achar novos meios de raciocínio e formas de se expressar.
Se você já sonhou ou sonha em Inglês, conte para nós a sua experiência!
Leia também É Possível Sonhar em Inglês?