Top 5 Diferenças Culturais entre o Brasil e EUA
Conheça algumas das diferenças entre cultura brasileira e a cultura dos EUA e se surpreenda!
A cultura de todos os países têm sempre diferenças, isso é um fato. Agora, por mais parecidos que dois países possam ser, ainda assim, alguns hábitos e costumes locais podem deixar o turista curioso ou até mesmo espantado.
No caso do Brasil e dos Estados Unidos muitas são as diferenças culturais. Então é interessante conhecer algumas delas, seja porque você vai viajar para lá e mesmo porque estuda o idioma e tem curiosidade acerca dessas variações.
De qualquer forma, seja lá qual for o motivo, leia o artigo até o final para não restar dúvidas de quais são as diferenças culturais desses dois países, combinado?
#1 Muitos pensam que sim, mas os norte-americanos não vivem só de fast food.
A cultura dos EUA é conhecida pelos hábitos peculiares de alimentação de sua população. Praticamente todo mundo tem ciência que os norte-americanos adoram um fast-food ou mesmo o chamado junk food.
Porém, muitas pessoas podem não saber que os norte-americanos não se alimentam apenas de hambúrgueres ou lanches prontos. As principais cidades do país contam com um farto circuito gastronômico, com opções de estabelecimentos para todos os gostos. De comida russa a tailandesa, passando pela brasileira, estão disponíveis para o público.
Além disso, os hábitos alimentares nos EUA mudam de acordo com a região do país. Um exemplo disso é a região do Texas, no Arizona. Nessa região, assim como aquelas localizadas ao sul do país, a tradição alimentar vem da cozinha mexicana e espanhola.
Exatamente, os texanos e outros moradores do sul do país não vivem consumindo fast food todos os dias. Não faltam, porém, restaurantes tradicionais da cozinha mexicana e espanhola.
Burritos, nachos, cheesy beans, paella e outras refeições típicas dos países que exercem influência na culinária do sul do país não faltam nos estabelecimentos de alimentação.
Outra diferença com o Brasil é que a peculiaridade de hábitos alimentares que muitos desconhecem pode ser observada na região noroeste (Oregon) nos EUA. Lá se consome muito pratos à base de frutos do mar, como a ostra e clam chowder (uma espécie de sopa de marisco).
Como pode ser visto, há muitas diferenças sim nos hábitos alimentares do brasileiro – cuja à base da alimentação é o arroz e feijão. Mas também podemos perceber que nem só de fast food vivem os estadunidenses.
Recomendamos a leitura do artigo Quanto Custa Dirigir nos EUA?
#2 E aí amigo, aceita uma cerveja estupidamente gelada?
Uma das grandes diferenças da cultura brasileira e da cultura dos EUA está relacionada à bebidas alcoólicas. No Brasil o consumo de bebidas pode ser feito em praticamente todos os lugares, sendo muito normal você sair de casa e se deparar com pessoas transitando com suas latinhas de cerveja.
Nos EUA, porém, alguns estados não permitem o consumo de álcool nas ruas e lugares públicos. Nessas regiões o consumo fica restrito a bares e residências.
E mais, se alguém for pego consumindo bebida alcoólica em lugares proibidos está sujeito a pena estadual do local. Portanto, se você está pensando em viajar, listamos os estados que permitem o consumo em lugares públicos – em outros, limite-se a pedir drinks em bares ou beba no hotel.
Os estados que permitem o consumo de álcool em locais públicos são:
- Geórgia;
- Louisiana;
- Montan;
- Tennessee;
- Missouri;
- Texas.
#3 Direção de veículos aos 16 anos pode!
Outra diferença entre a cultura brasileira e a cultura dos EUA é a maioridade para guiar veículos automotores. No Brasil, por exemplo, uma pessoa está apta a guiar um carro a partir dos 18 anos. Já nos EUA, a idade mínima para dirigir é aos 16 anos.
E outro detalhe importante para alguém que pretende viajar e guiar nos EUA. Para os brasileiros, é preciso que o turista tenha mais de 18 anos e obtenha uma licença temporária para guiar pelo país. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira só é aceita com esse documento expedido por órgãos que regulamentam e fiscalizam o trânsito no país.
Outra diferença é que na maioria das ruas e rodovias não existem radares. Caso algum motorista seja flagrado cometendo alguma infração de trânsito, o guarda rodoviário aplica a penalização na mesma hora, que geralmente é uma multa.
Outra coisa, esqueça dos postos de gasolina com frentistas para lhe atender. Nos EUA a grande maioria dos postos de combustíveis não possuem esses profissionais, cabendo ao próprio motorista abastecer o seu veículo e fazer pagamento com cartão de crédito
#4 Você acha estranho sair da casa dos pais aos 18 anos?
Muitos jovens norte-americanos ao completarem 18 anos acabam saindo da casa dos pais. Aqui no Brasil essa independência é conquistada mais tarde, geralmente – até mesmo pela difícil situação de um jovem de 18 anos se manter sozinho por aqui.
Vale saber que algumas famílias norte-americanas levam tão a sério essa cultura dos EUA que caso o jovem entre para uma universidade que fique na mesma cidade da família, poderá permanecer na residência dos pais, mas pagando o “rent”. Para quem não sabe, o chamado “rent” é uma taxa que equivale a um aluguel.
Porém, nem tudo é tão rigoroso, com a instabilidade econômica mundial outras famílias estão sendo mais generosas com os jovens e os mantém em casa mesmo sem cobrar taxa de locação.
Diferentemente daqui morar na casa dos pais com mais de 30 anos de idade, pela cultura dos EUA é mal sinal. Significa que a pessoa fracassou ou mesmo não está disposta a arcar com seu próprio sustento.
#5 As noitadas não vão até o amanhecer, sabia?
Você está pensando em viajar para os EUA e cair na noitada até o amanhecer? Apenas esqueça.
Pela cultura dos EUA as baladas noturnas se encerram bem mais cedo do que aqui, que vai até 5, 6 h da manhã.
Por lá, a diversão começa por volta das 18 h, sendo que muitos estabelecimentos fecham lá pelas 21 h ou 22 h. Já as casas noturnas costumam prolongar um pouco o horário para a diversão dos clientes, funcionando até 2 h da manhã – horário que a balada está no auge aqui no Brasil.
Vale ressaltar também que entre as 2 h e 6 da manhã, em alguns estados a venda de bebidas alcoólicas é proibida. Além disso, como já falamos beber em lugares públicos, na maioria dos estados norte americanos também é proibido e quem for pego fazendo isso pode estar sujeito a pagamento de multa ou mesmo ser detido – imagina o transtorno?
Então, agora você já sabe sobre essa cultura dos EUA. Arrume-se com antecedência para as noitadas e esqueça de fazer como aqui, virando a noite com muita bebida e som nas alturas.
Diferenças entre a cultura do Brasil X cultura dos EUA
Agora que você já sabe algumas das principais diferenças entre o nosso país e os EUA., faça a sua viagem tranquilamente e procure se enturmar melhor sabendo os hábitos e a cultura dos EUA.
E preste atenção nas proibições para não passar apuros em terra estrangeira!
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou comentário, escreva pra gente ou aqui em baixo ou no email info@thecamp.com.br.