As 4 maiores dificuldades para aprender inglês
Pode parecer esquisito, mas embora estejamos em um mundo globalizado, ainda há pessoas com dificuldade em aprender inglês por diversos motivos. Essa dificuldade fica ainda maior quando estudamos por conta própria, sem professor ou alguém com mais experiência na língua para nos ajudar e nos incentivar a melhorar. Neste texto veremos as 4 maiores dificuldades para aprender inglês, as principais para as pessoas (principalmente os estudantes autodidatas) não melhorarem seu vocabulário, e que os atrapalham a falar inglês fluentemente.
Quais são suas dificuldades ao aprender inglês?
1. A escrita em inglês
As pessoas sempre reclamam do quanto é complicado e diferente como se escreve em inglês. É comum vermos alguns tratando a escrita da língua inglesa como se fosse coisa de outro planeta. Muitas pessoas acreditam ser algo que não pode ser decifrado e muito menos compreendido.
Primeiro você tem que entender que a língua inglesa é um idioma que sofreu e sofre bastante influência externa. Se você observar a quantidade de palavras e expressões de outros idiomas que usamos na língua inglesa, você ficará impressionado.
Além disso, a língua inglesa possui uma cultura, história e estrutura totalmente diferentes da língua portuguesa. O português surgiu através do Latim, já o inglês veio do Anglo-saxão, idiomas totalmente diferentes em todos os sentidos, o que nos causa estranheza e passa uma sensação de dificuldade.
Dica: um exercício que ajuda muitas pessoas a melhorar a leitura e escrita é ler e escrever bastante em inglês. Leia o máximo que puder sobre os mais variados assuntos. Com tempo você verá os resultados.
Aqui na The Camp você aprende inglês de verdade!
Se liga nas vantagem:
- Aulas de inglês online 100% ao vivo;
- Isso mesmo! Estude inglês em casa, com mais conforto e segurança;
- Foco é na conversação, para você ter autoconfiança para falar o que realmente interessa, tanto nas suas viagens quanto nas reuniões de trabalho;
- Falta de tempo? Não é desculpa! São duas aulas semanais, com 1h de duração cada.
2. A pronúncia em inglês
Como comentei acima, o inglês provém de um povo, cultura e local totalmente diferente do português. Dessa forma, a pronúncia, as palavras e as frases em inglês também serão diferentes. Os sons fonéticos em inglês não são se parecem com os nossos, assim como a forma de entonarmos as palavras e até as frases em um diálogo em inglês.
A pronúncia é um dos motivos que faz muita gente desistir de continuar em aprender inglês por não conseguirem falar com fluência logo quando estão iniciando. Felizmente, a única maneira de você falar inglês fluentemente é escutando muito em inglês. Não existe um caminho mais curto. Só por meio da prática diária é que você conseguirá atingir o objetivo de falar inglês fluentemente.
A fluência em minha opinião vem através da experiência com o idioma, quanto mais você escuta, fala, lê e erra/acerta em inglês, mais fluente você irá ficar. Com estes podcasts, você pode aprimorar o seu listening e entender melhor a pronúncia das palavras e acelerar seu processo de desenvolvimento no idioma.
Dica: mais uma vez digo que a prática é que vai levar você à perfeição. Por isso é importante que você escute em inglês com certa regularidade, se possível diariamente. Por isso pratique o máximo possível, esse é o segredo!
3. Tempo e Dinheiro
Venha conferir o nosso curso, ele REALMENTE cabe no seu bolso!
- Aqui você estuda no seu tempo e do seu jeito!
- É tudo online, para você aprender inglês sem sacrifícios!
Infelizmente nossa geração é escassa em tempo, devido ao estilo de vida que a maioria da população leva. Temos pouco tempo para nos dedicar ao estudo de um idioma. Dedicar 1 ou 2 horas diárias para estudar inglês é uma tarefa árdua ou quase impossível para muitas pessoas, obrigando-as a estudarem uma ou duas vezes na semana. Como não veem resultados, acabam desistindo de aprender inglês.
Além disso, não é todo mundo com condições de pagar um curso de inglês em uma boa escola de idiomas ou comprar um livro de inglês que poderia ajudar a melhorar o vocabulário. Muitas pessoas sabem das vantagens e da importância de conhecer a língua inglesa, principalmente na vida profissional, mas não possuem condições suficientes para iniciarem um curso de inglês regular ou comprar materiais que possam ajudar a aprender inglês.
Uma excelente dica para quem quer aprender inglês e não tem muito tempo sobrando é reservar de 10 a 30 minutos por dia para estudar. Talvez você suponha ser pouco tempo, mas acredite, a longo prazo você terá mais benefícios do que imagina. Além disso, é muito melhor do que ficar sem estudar nada. Para te ajudar nessa tarefa, separamos este texto com diversos artigos para você aprimorar seus estudos.
Outra dica importante é pedir emprestado livros de inglês para alguém que já estuda há algum tempo. Provavelmente essa pessoa terá vários livros que não lê há meses. Você poderia pedi-los para começar a estudar e melhorar seu vocabulário.
4. Interesse em estudar
Por último e a mais importante dificuldade em aprender inglês é o interesse em estudar. Coloque uma coisa em sua cabeça: você pode aprender inglês com a maior facilidade do mundo, ter o dia todo para estudar inglês nas melhores escolas de idiomas do planeta, mas, se você não tiver nenhum interesse, razão ou motivo para aprender inglês, tenha certeza que você falhará.
Só para você ter uma noção, pense no seguinte: por que existem tantas pessoas que estudam em escolas de idiomas e não aprendem inglês e outras pessoas conseguem aprender por conta própria?
Na verdade, isso acontece em todas as áreas das nossas vidas. Quando não temos um objetivo, se conseguimos alcançar ou não, tanto faz. Agora se você colocou em suas resoluções aprender inglês, então se junte ao grupo de estudantes esforçados e perseverantes que sabem que aprender inglês não é fácil, mas também não é coisa de outro planeta.
Pense a respeito do porquê você quer aprender inglês. Será que é porque gosta de escutar música em inglês ou o seu trabalho exige conhecimentos em outra língua, ou mesmo você acha importante aprender outro idioma. As razões podem ser várias, por isso, tente descobrir as suas razões para querer aprender inglês.
E aí, quais são as suas principais dificuldades em aprender inglês? Compartilhe conosco as suas principais dificuldades em aprender inglês! Seja qual for suas dificuldades, tomar conhecimento delas já é um bom começo.