Conversação em Inglês. Como aprimorar?
Conheça dicas e técnicas que te ajudarão a dominar o idioma e manter a conversação em inglês de forma muito mais fácil e correta.
Muitos alunos vão muito bem nas aulas de gramática e tradução, porém, quando chegam na conversação as coisas podem se complicar. E isso tem uma explicação bastante simples, sabia?
Como vivemos em um país cujo idioma principal é a Língua Portuguesa, é perfeitamente normal que os estudantes sintam dificuldade na conversação em inglês.
Até porque, quando você sair na rua, você estará falando a sua própria língua, não tendo necessidade de falar a que está aprendendo, te impossibilitando de praticar a língua nova.
Porém, para você turbinar a sua prática e se sair melhor na conversação em inglês, separamos algumas dicas valiosas que, se aplicadas, lhe ajudarão manter um diálogo melhor na Língua Inglesa.
Que tal algumas técnicas e dicas para aprimorar a conversação?
1 – Domine o vocabulário básico do inglês e as diferenças que ele tem do português
Assim como acontece com o português, não adianta esforços para melhorar a conversação em inglês se você não domina, pelo menos, o vocabulário básico da língua inglesa.
Portanto, aumente o seu vocabulário, anotando palavras que ainda não conhece e inserindo-as no contexto correto. Vale ressaltar que é fundamental também saber as diferenças entre o significado de palavras em Português e em Inglês.
Um exemplo é o verbo pegar, que no Brasil usamos para diversos contextos, como pegar uma condução, pegar uma gripe, etc. Já no inglês, a palavra get é utilizada em situações diferentes, como get a life (arrume sua vida) , get down (descer) , get old (envelhecer).
Assim, domine as particularidades do vocabulário básico inglês, além de suas diferenças. Esse é o primeiro passo e sem isso dificilmente conseguirá se desenvolver na conversação.
2 – Fale sua rotina diária em inglês
Se não tem com quem treinar a conversação, você mesmo pode falar para si ou escrever como foi a sua rotina em inglês. Utilize a linguagem falada na Língua Inglesa para descrever tudo o que fez no dia.
Parece uma dica muito simples, mas ela treinará você na conversação do inglês quando não tem a oportunidade de se comunicar com alguém. Se for preciso, recorra a um dicionário e repita as palavras e frases que têm mais dificuldade em voz alta – isso ajuda na memorização.
3 – Dê dicas de inglês para as crianças e amigos
É uma forma que ajuda muito a assimilar conhecimentos e treinar a sua conversação. Isso porque quando você ensina o que sabe também aprende, além de treinar a sua conversação em inglês.
4 – Participe de conversas em inglês online
Caso você não tenha como treinar a conversação fora da escola, aproveite os diversos grupos online que se formam na internet, mesmo com os alunos da sua escola e treine a conversação em inglês.
Com isso você não perde o ritmo de treino, além de poder esclarecer possíveis dúvidas.
5 – Aprenda gírias
A conversação nem sempre será formal e se você não souber algumas das gírias mais usadas, poderá entender tudo errado e a conversação em inglês ficará difícil.
Existem diversas listas que apresentam as gírias mais comuns usadas no inglês, que te ajudarão muito a treinar e se inteirar sobre o idioma. As gírias também deixam a conversa informal, mostrando que você sabe o que está falando.
6 – Adote um dicionário eletrônico
Obviamente os dicionários impressos são mais completos e mais usados do que os eletrônicos, pois possuem mais verbetes. Porém, os materiais impressos não te oferecem a oportunidade de descobrir a pronúncia correta das palavras.
Aqui entram os dicionários eletrônicos, que além da tradução, te ensinam como pronunciar as palavras. Eles podem ser de grande valia para treinar a sua conversação em inglês.
Já ouviu falar do Blinkist? É um aplicativo muito interessante que permite que o leitor possa ter acesso ao resumo dos livros, que podem ser ouvidos no formato de podcast, onde a pessoa estiver. Basta baixar o aplicativo no celular e ter acesso aos resumos dos mais diferentes livros!
7 – Tente diminuir o sotaque com programas de pronúncia
Isso não significa perder o sotaque português – até porque isso é um tanto impossível, mesmo que você passasse décadas morando nos EUA. Saiba, porém, que existem programas que reproduzem a pronúncia correta de verbetes.
Vá estudando as palavras que te trazem mais dificuldades em relação ao sotaque, com isso você chega mais perto da forma de falar dos norte-americanos, facilitando muito as conversas.
Escutar músicas e assistir atentamente a filmes na Língua Inglesa também podem ajudar a controlar um pouquinho esse sotaque português, que pode atrapalhar algumas conversas em inglês.
9 – Intercâmbio digital de idiomas
Busque norte-americanos e ingleses que estudam português e estão dispostos a trocar experiências. Isso pode ser feito pessoalmente ou pela internet.
Com isso, você treina a sua conversação em inglês e ainda ajuda o colega a aprender o português. É um método bem interessante e efetivo para você treinar.
Uma dica interessante é um site chamado Livemocha. Nele você encontra brasileiros e estrangeiros que querem treinar o idioma com conversas online. Não custa nada tentar, né?
10 – Já pensou em viajar mais?
Se for possível, não pense duas vezes. Fazer viagens internacionais para os destinos onde se fala o idioma que estamos aprendendo é uma das melhores formas para praticar.
Leve um dicionário de bolso, mas use-o apenas se extremamente necessário. Bares, cafés, hotéis, restaurante ou mesmo pedidos de informação são ótimas oportunidades para treinar a sua conversação em inglês.
Vale lembrar que em um país estrangeiro você também não tem como fugir muito a não ser falar o idioma local – o que dá ainda mais possibilidade de treino.
11 – Vá a lugares que estrangeiros frequentam
Principalmente nas principais capitais brasileiras, diversos estrangeiros frequentam lugares específicos, como bares e cafés. A sugestão aqui é começar a frequentar também esses lugares e procurar conhecer estrangeiros.
Um bate papo será sempre bem-vindo e você terá a grande oportunidade de treinar a sua conversação em inglês.
12 – Cante músicas em inglês
Surgiu aquela festa com karaokê para animar o ambiente. Então coloque a voz para fora e escolha canções em inglês.
Isso fará com que você treine as palavras e facilita no processo de aprimoramento da conversação em inglês. Aproveite para soltar a voz a ainda treinar.
Quando o assunto é outro idioma, dicas nunca são em excesso, concorda?
Gostou das sugestões, então confira mais dicas valiosas para aprimorar ainda mais a sua conversação:
- Reúna amigos que saibam falar o idioma e monte grupos com dias e horários pré-estabelecidos para vocês treinarem. Os encontros podem ser semanais ou quinzenais.
- Tente sempre e nunca tema o erro. Seu objetivo é aprimorar a conversação, então nada de se acanhar, pois isso não fará você arriscar e, consequentemente, não saberá identificar seus pontos fortes e os que precisam de mais trabalho.
- Use o celular ou outro aparelho para gravar você mesmo falando em inglês. Depois escute e verifique onde pode melhorar.
- Leia textos em inglês em voz alta, pois isso irá aprimorar a sua pronúncia.
Um conselho? Independente da dificuldade, não desista!
O processo de aprimorar conversas em inglês nunca é fácil e rápido. Porém, com disciplina, esforço e boa vontade com certeza você estará falando cada vez melhor.
Não desista nas primeiras dificuldades, o domínio de outro idioma é realmente um processo a longo prazo, mas que nos dá muita satisfação a cada vitória!
Leia também: Como perder o Medo de Falar Inglês