O que será que é mais importante para um estudante da lingua: gramática ou vocabulário?
Decidir qual é o mais importante (gramática ou vocabulário) não é uma pergunta fácil de ser respondida. Além disso, é um debate quase que pré-histórico que já existe há décadas.
É natural que uns vão ter uma gramática mais desenvolvida e outros serão melhores em vocabulário por natureza. Mas qual é o mais importante afinal de contas?
Para analisar o debate, trazemos dois grupos de experts no assunto: os gramáticos e os linguistas. O primeiro grupo abrange aqueles estudiosos que se debruçam sobre a forma, a composição, as regras, as funções da língua.
Normalmente, essa área complexa divide-se em diversas sub-categorias: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, etimologia, estilística e literatura.
Já o segundo grupo é composto pelos estudiosos da linguagem em si. Também tem várias sub-categorias.
Os gramáticos,como não poderia ser diferente, consideram que a gramática ganha disparado já que é ela que rege a lingua. Eles defendem que a gramática é a “espinha dorsal” da lingua, sua estrutura, seu fundamento, portanto, é a parte mais valiosa.
Leia também A Importância de um Caderno no Aprendizado.
Já para os linguistas, os conjuntos de palavras utilizadas, mesmo que não tão coesas entre si, são a parte fundamental de qualquer lingua.
Talvez, a pergunta mais apropriada fosse: “Qual devo estudar primeiro: gramática ou vocabulário?” Ou até “Em qual área devo focar primeiro: gramática ou vocabulário”?
Conclusão
Em um mundo perfeito, o equilíbrio entre os dois mundos seria o ideal.
Muito foco em vocabulário e uma carência na gramática vai fazer de você um gerador de palavras avulsas e desconexas.
Já o sujeito que se ancora em estruturas ricas e muita gramática mas possui pouco vocabulário pode se tornar um speaker muito rígido, com frases corretas gramaticalmente, mas com pouca desenvoltura e quase nenhuma espontaneidade.
Mesmo que fosse somente uma situação hipotética (já que as duas coisas não se excluem, mas se complementam), se fosse para escolher uma área somente, eu iria de 51% vocabulário e 49%, gramática.