A Importância de um Caderno no Aprendizado
Você tem um caderno específico para seu aprendizado de Inglês?
Parece algo tão banal, tão simples, não é mesmo?
Acredite, a minoria dos alunos possuem um caderno próprio para isso. Alguns até possuem, mas o usam com muito pouca frequência.
Bom, se você não tem um caderno, ao final deste post, você vai comprar um. Se você já tem um, esse post também vai te auxiliar bastante em como tirar melhor proveito dele.
Não basta ter um caderno. Tem que saber utilizá-lo de forma inteligente. A dica de ouro para quem tem um carderno: divida-o em partes/ tópicos para melhor aprendizado.
O que fazer com o caderno?
O mais indicado é que você divida o caderno em SEÇÕES/ TÓPICOS. Para isso, separe um espaço (aprox. 2 páginas) para cada “bloco”.
Há vários tópicos. Por exemplo:
- Gramática
- Vocabulário
- Adjetivos
- Expressões idiomáticas
- Animais
A maneira que você vai dividir os tópicos realmente fica a seu critério. Só lembre-se de deixar umas 2 páginas em branco (no mínimo) para cada tópico.
>>> Leia também o post “Saiba como Escolher os Melhores Cursos de Inglês”.
2 Benefícios em dividir seu caderno em tópicos:
- Seu cérebro agradece. O processo de associação agora está a seu favor. Ao invés de um emaranhado de informações desconexas, agora você tem tudo em “gavetas”. Cada coisa no seu devido lugar.
- Você poupa tempo. Imagine que você quer achar aquela palavra nova que você anotou na aula há dois meses atrás. Você nem se lembra se anotou no caderno ou no livro. Com um caderno organizado, fica muito mais fácil achar o que você procura!
Abaixo você pode conferir o exemplo do caderno que utilizei para estudar para uma prova em proficiência em inglês alguns anos atrás.
Veja que no exemplo 1, eu separei uma página (ou várias) para um tópico. Pode ser qualquer tópico. Neste caso, são EXPRESSÕES.
Então, nesta página você só vai escrever expressões.
Você pode escolher qualquer categoria, qualquer tópico, contanto que você divida seu caderno em tópicos. Pode ser animais, pode ser coisas relacionadas ao clima ou jogos. A grande dica aqui é que você separe o seu caderno em tópicos!
Desta forma, você se organiza melhor. Quando você procurar por aquela palavra específica, você não precisa gastar tempo folheando seu caderno para achá-la. Você vai direto na categoria a que ela pertence. :)
No exemplo 2 temos VOCABULÁRIO DE HOSPITAL + DOENÇAS + PARTES DO CORPO.
Então, veja que fácil. Quando eu quiser saber como diz “ligamento rompido” ou “maca” ou “osteoporose”, é só recorrer a esta seção do caderno. :)
Já no exemplo 3 temos phrasal verbs (locuções verbais) derivadas do VERBO TO COME.
Ou seja, nesta seção do caderno (aprox 5 folhas), eu inseri alguns verbos comuns que possuem inúmeras possibilidades de phrasal verbs.
Verbo TO GET, TO HAVE, TO BRING, etc.
Neste exemplo específico, eu usei uma metodologia própria para decorar estas expressões. Porém, essa técnica fica para um outro post :)
O uso correto do caderno é essencial no processo de aprendizado.
Experimente e nos diga como foi sua experiência!