Medo da conversação em inglês?
Dominar a conversação em inglês é, sem dúvida nenhuma, um marco para quem estuda qualquer idioma estrangeiro. Como essa atividade exige interação, é normal sentirmos um certo receio.
Quando estamos aprendendo uma língua estrangeira, e sobre como se livrar dele. Para muitos de nós, o maior objetivo é conseguir se comunicar fluentemente no idioma em que aprendemos. Mas todos nós enfrentamos um certo constrangimento quando temos que começar a praticar.
Sentir um certo constrangimento é totalmente normal e faz parte da jornada a caminho do domínio de um idioma estrangeiro. Mas esse é um sentimento que também pode ser vencido.
Confira aqui algumas dicas para você perder o medo, destravar a língua e dominar a conversação em inglês (ou em qualquer outro idioma).
Vem destravar a sua conversação com a The Camp!
Preste atenção porque você deve fazer sua equipe estudar com a gente!
- Estude inglês sem sair do trabalho
- Nós vamos até você para ensinar inglês In Company à sua equipe, sem mexer na rotina do seu trabalho.
- Também ensinamos inglês online para seus colaboradores!
Antes de tudo: ouça!
Quando éramos bebês, como começamos a aprender nossa língua materna? Ouvindo nossos pais, certo? Pois o mesmo vale quando queremos aprender a falar um idioma estrangeiro. O primeiro passo, antes de aprender a falar, é ouvir… Muito! Pular essa etapa é um erro, e realmente compromete nossa aprendizagem do inglês.
Leia em voz alta
Já experimentou ler em voz alta? Se ainda não, comece agora mesmo. Enquanto a leitura nos ajuda a entender e fixar as estruturas gramaticais por trás da língua que estamos aprendendo, ler em voz alta traz ainda dois ganhos extras:
- ajuda a aperfeiçoar sua pronúncia em inglês e
- faz com que você se acostume ao som de nossa voz, ajudando a reduzir a inibição natural que a maior parte de nós enfrenta no início.
Dedique-se a um assunto por vez
Uma boa estratégia para dominar a conversação em inglês ou em qualquer idioma estrangeiro é criar um “acervo” de frases e ideias sobre um determinado assunto. Ou seja, definir temas sobre os quais seja natural para você conversar e dedique-se a dominar o vocabulário necessário para falar sobre eles.
Fale sozinho
Depois de dominar o vocabulário do assunto que você escolheu para começar, é hora de praticar. Então, use as frases que aprendeu e fale consigo mesmo.
Escreva
Alguns corajosos podem abrir a boca sem nem pensar muito a respeito, mas a maior parte de nós precisa de tempo e preparo. Se você fica paralisado só de pensar em falar em outro idioma com um estranho, por que não tentar escrever ao invés de falar?
Um jeito ótimo de aumentar sua confiança e baixar seu nível de ansiedade é fazer um primeiro contato usando apenas mensagens escritas. Uma vez que você se acostume com isso, o próximo passo será enviar uma mensagem de áudio gravada, para que você possa praticar sem a pressão de uma conversa ao vivo. Isso fará com que você se sinta mais confortável.
Encontre um parceiro linguístico online e converse!
Depois dos passos anteriores, você já está pronto para experimentar a conversação em inglês com outra pessoa.
Depois do chat, o próximo passo é fazer uma chamada em vídeo, ao vivo, com um parceiro linguístico. No começo, falar nos parece difícil porque achamos que os nativos ficarão impacientes e entediados ao conversar conosco.
Por isso, é sempre melhor praticar com alguém que também esteja aprendendo! Dessa forma, é fácil reduzir sua ansiedade, pois você sabe que essa pessoa está enfrentando alguns desses medos e irá entender como você se sente.
Tenha uma colinha!
Todos nós temos medo de que haja momentos estranhos durante a conversa, quando podemos não entender alguma coisa, ou não saber o que dizer. Isso pode parecer óbvio, mas nós esquecemos: as conversas sempre seguem os mesmos padrões.
Quando você conhece alguém, sempre diz as mesmas coisas. Então, por que não preparar um script para a conversa, incluindo essas expressões mais comuns?
Uma vez que você tenha praticado seu script algumas vezes, saberá como responder e irá se sentir mais preparado. E ninguém pode impedir que você tenha suas anotações na mão, para o caso de ter que dar uma olhadinha.
E se você não entender, não é o fim do mundo. Apenas memorize algumas frases como: “Eu não entendi” ou “Você pode repetir isso, por favor?” ou “Você pode falar mais devagar, por favor?” Seu parceiro linguístico refará a frase, falará mais devagar e ajudará você a entender. E tudo vai ficar bem!
Viu só como a conversação pode se tornar mais fácil? Quais dessas dicas você vai começar a praticar hoje? Conta pra gente!