Crise de Nacionalidade
Este é o terceiro post de nossa “Immigrant Series.” Neste post, vamos abordar um assunto muito peculiar: o sentimento de perda de sua nacionalidade com o decorrer do tempo. Imigrantes relatam que experimentam um sentimento misto de conquista (da nova terra) e saudade (da terra natal).
O que é a Crise de Nacionalidade?
É um sentimento que transita entre o seu país de origem e o país estrangeiro. Quando você busca uma experiência de morar fora, especialmente quando essa estada no país estrangeiro leva mais que 4 anos, você começa a perder um pouco do elo com seu país de origem. Você começa a esquecer de várias coisas como por exemplo o preço dos produtos, alguns costumes e outras detalhes corriqueiros.
Logicamente, isso depende de pessoa para pessoa e depende também de outros fatores como, por exemplo, se você tem muito contato com seu povo nativo nesta terra estrangeira.
Esse fenômeno pode ser chamado de crise de nacionalidade. E grande parcela dessa crise se dá pelo fato de você sentir saudade das pessoas e de coisas do seu país de origem enquanto você está no exterior.
O que é muito interessante é que quando você estiver lá (no país estrangeiro), você vai sentir muita falta das coisas daqui e quando você estiver aqui, você também vai sentir falta das coisas de lá. Essa é uma realidade no coração do imigrante. São raras as vezes que isso não ocorre.
Exemplos de coisas corriqueiras que você vai sentir falta
- Você pode sentir falta por exemplo de uma “feirinha” de rua onde você come aquele pastel de carne.
- Você pode sentir uma baita falta de uma coxinha de frango ou de um guaraná.
- Você pode sentir falta das banquinhas de revistas ou de algo assim.
Como mencionei antes, a crise acontece porque você não consegue ter o “melhor dos dois mundos” ao mesmo tempo. Você volta ao Brasil e sente falta das coisas boas de onde você estava e vice versa. Vamos ver alguns exemplos de coisas que eu sinto falta de lá da Flórida (EUA).
Exemplos de coisas que sinto falta dos EUA
- Como moro em Curitiba atualmente, sinto muito a falta do sistema de calefação (heater) que havia na minha casa;
- Eu sacava dinheiro no banco e nem saía do carro porque havia sistema drive-thru;
- E você também já estava acostumado a pegar aquele donut acompanhado de um mocha no Dunkin’Donuts no caminho para o trabalho.
E você? Já morou fora? Ou está neste momento fora do Brasil? Compartilhe conosco as coisas que você sente/ sentiu falta!