O que te motiva para aprender inglês?
O que realmente nos motiva?
Já ouvi várias pessoas me dizendo que gostariam muito de falar inglês, ser fluente no idioma, ter a habilidade de se comunicar em inglês de forma natural e sem gaguejar, exatamente como falamos em português.
Das muitas pessoas que me disseram isso, ou ainda dizem atualmente, poucas de fato começaram a estudar inglês ou iniciaram um curso. Muitas pessoas não se motivaram o suficiente para de fato colocar a mão na massa e separar um tempo para estudar, praticar e estar constantemente aprendendo e melhorando.
Daí me surgiu uma dúvida: como exatamente nos motivamos a aprender inglês? Quais são as razões que nos levam a nos matricularmos em um curso de idiomas? Ou mesmo comprar livros de gramática, pesquisar e praticar na internet para que possamos sempre estar melhorando, apenas com força de vontade e interesse… Sabe como?!
Vou citar algumas razões pelas quais eu acredito ser interessante estudar inglês, tá bom? Mas se você tiver outros motivos, por favor, deixe o seu comentário aqui embaixo!
Motivação para aprender inglês de um amigo meu
Esse meu amigo, vou chamá-lo de Marcos, fez uma viagem para o Rio Grande do Sul. Ele iria participar de um congresso e ficaria dois dias hospedado em um hotel. A princípio, o Marcos pensou que não encontraria estrangeiros por lá, mas se enganou. Assim que chegou no Hotel, notou que haviam vários outros brasileiros, o que poderia ser considerado normal, se não fosse pelo grande número de estrangeiros que também estavam hospedados por lá.
No café da manhã, ele logo notou que a maioria dos brasileiros falavam inglês fluentemente, conversavam com os estrangeiros, trocavam informações e experiências em inglês, porém ele se manteve calado, afinal, não sabia falar inglês.
Assim que voltou da sua viagem, Marcos me procurou para dizer que iria começar um curso de inglês imediatamente e que também iria começar a estudar todos os dias, 30 minutos.
Seu exemplo me deixou um pouco curioso, pois ele estava muito decidido a aprender inglês, aparentava estar com muita força de vontade e entusiasmo. A experiência de ver todos falando em inglês (até amigos brasileiros) no hotel o deixou empolgado e motivado a aprender.
Vantagens + Inglês
Esse exemplo citado acima é o que acontece com muitas pessoas no Brasil e no mundo. Seja por uma posição melhor no trabalho ou por simples interesse em saber o que os nativos estão dizendo em inglês, alguma coisa nos chama atenção para começar a estudar inglês.
Analisando bem as vantagens que temos em falar inglês fluentemente, essas também são as mesmas áreas que nos motiva a aprender a língua. Vejamos então todas elas:
Vem descobrir porque os alunos da The Camp são tão motivados! Se liga nas vantagem:
- Aulas de inglês online 100% ao vivo;
- Isso mesmo! Estude inglês em casa, com mais conforto e segurança;
- Foco é na conversação, para você ter autoconfiança para falar o que realmente interessa, tanto nas suas viagens quanto nas reuniões de trabalho;
- Falta de tempo? Não é desculpa! São duas aulas semanais, com 1h de duração cada.
Vida Profissional
Esse acredito que seja o principal motivo das pessoas começarem um curso de inglês. Para certos cargos, falar inglês é requisito importantíssimo, resulta em aumento de salário ou posição maior dentro da organização.
Falar inglês dentro de uma organização multinacional pode até tornar você um profissional de destaque, um diferencial que é importante na hora de barganhar um salário maior.
Vida Acadêmica
Quando cito a vida acadêmica, me refiro aos estudos, conteúdo e informação. Quando falamos inglês, um idioma altamente abrangente, as informações que adquirimos não têm limites. Opiniões sobre determinados assuntos se tornam global e não apenas local, aguçando nosso poder de crítica.
Falar inglês nos possibilita estudar no exterior, fazer um leque infinito de cursos e intercâmbio.
Vida Pessoal
Uma das vantagens de falar inglês e que, acredito eu, que motiva muitas pessoas a começar a aprendê-lo é o status. Quando falo de status não confunda com status social, e sim com o seu diferencial perante as outras pessoas ou profissionais.
Embora o número de pessoas que falam outro idioma seja crescente, falar fluentemente ainda é um diferencial. Ou seja, ser fluente em inglês é um diferencial que motiva muita gente a começar a aprender inglês.
Sendo assim, existem uma série de razões que nos motiva a aprender inglês. E como eu falei lá em cima, se você conhece ou vivenciou mais alguma, não deixe de contar pra gente!