Por que 95% dos Brasileiros Não Falam Inglês
Os números relacionados ao aprendizado da lingua inglesa no Brasil é vergonhoso.
Por isso, vamos compartilhar com você neste post algumas estatísticas vergonhosas obtidas por meio de uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto de Pesquisa Data Popular.
Dados chocantes:
- Entre os jovens de 18-24 anos, somente 10,3% afirmam possuir algum conhecimento de Inglês;
- Entre a faixa etária dos 25-34 anos, esse número cai para 5,2% e entre a faixa etária de 35-50 anos, o índice despenca para 3,5%;
- Somente 16% dos entrevistados afirmam ter um nível avançado da língua;
- Dentre adultos com idade de 40-64 anos, 52% são analfabetos funcionais.
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Qual é a causa disso?
Isso ocorre devido a vários fatores mas creio que há uma causa predominante: o aluno, desde o ensino médio, é ensinado “sobre” Inglês.
Ele não é ensinado a falar Inglês.
Qual a diferença entre ensinar “sobre” o Inglês e ensinar Inglês?
Imagine um aluno. Vamos chamá-lo de Cris. Ele tem 11 anos e está na 3ª série.
Cris tem 9 disciplinas para estudar. Ele vai se esforçar para estudar todas e passar em todas, correto?
Então um dia, duas semanas antes do período de provas, Cris pega seu livro de Geografia, estuda os capítulos, cobre os tópicos mencionados em sala de aula e revisa suas anotações feitas em seu caderno.
Resultado: Cris estudou para a prova.
Mas a realidade é que mesmo que ele seja aprovado na prova, isso não valida o seu conhecimento de Geografia.
Ele simplesmente estudou para a prova. Ele não sabe Geografia de verdade.
Quando analisado a fundo, seu nível de conhecimento é muito superficial.
Quando falamos do ensino de uma lingua, é totalmente igual. Mas deveria ser totalmente diferente.
O ideal, seria que Cris não só estudasse para passar na prova de Inglês. O ideal seria aprender Inglês para a vida toda.
Estudo da EF revela nossa incompetência
O relatório revela que os brasileiros ainda tem um baixíssimo nível de conhecimento da língua inglesa.
Trata-se da quinta edição do Índice de Proficiência em Inglês realizado pelo EF (Education First), grupo de educação internacional.
O levantamento contou com a participação de + 900 mil pessoas de 70 países. É avaliado gramática, vocabulário, leitura e compreensão de texto dos participantes.
De acordo com o Índice de Proficiência em Inglês na América Latina, o Brasil tem uma proficiência baixa e está atrás de países como México, Equador e Chile.
Estudo também revela os estados brasileiros em relação ao Índice de Proficiência.
Estados com MELHOR pontuação:
- DF (54.17 pontos)
- São Paulo (53.06 pts)
- Rio de Janeiro (52.49 pts)
- Rio Grande do Sul (52.19)
- Rido Grande do Norte (51.83 pts)
Estados com PIOR pontuação:
- Rondônia (44.79 pts)
- Mato Grosso (46.25 pts)
- Tocantins (46.30 pts)
Fonte: Uol Educação
>> Veja o eBOOK gratuitamente: Índice de Proficiência em Inglês da EF (Education First)
O papel da escola
A escola deveria: dar aulas práticas para estimular a conversação dos alunos, promover workshops, realizar dinâmicas, expor os alunos a situações onde a comunicação verbal é imprescindível, aplicar provas orais para verificar a pronúncia e desenvoltura deles e também, logicamente, aplicar provas objetivas para validar o aprendizado e progresso dos estudantes.
Mas isso não acontece. Nosso sistema de ensino é retrógrado, arcaico e sem visão.
Dados Estatísticos do Brasil
Veja a baixo algumas informações interessantes sobre o nosso país.
Fonte: Pesquisa Data Popular: Brasil em Perspectiva 2013
Onde o Inglês é Mais Requisitado?
De acordo com o gráfico abaixo, notamos que existe uma diferença entre “Conversação” e “Instrumental.” O que isso significa?
Conversação: Inglês com maior ênfase na fala e compreensão oral. Muito comum entre representantes internacionais, clientes e fornecedores.
Instrumental (English for Specific Purposes): O Inglês requerido é mais instrumental, específico e científico. Muito comum em análises de softwares, relatórios e manuais.
Concluindo
A consequência disso é que temos milhares de adultos que “estudam” Inglês a vida inteira e na prática, não conseguem passar do Verb To Be.
Que vergonha.
Milhares de pessoas “estudaram” Inglês por 10 anos e não tem a mínima condição de fazer uma entrevista de emprego.
Há uma legião de brasileiros que está muito aquém da média mundial no quesito Inglês.
É por isso que a The Camp espera que você mude essas estatísticas vergonhosas. De verdade.
Sonhamos com um país onde o Inglês não seja um fantasma que assombra tantas pessoas.
Esperamos que ano que vem, você seja um Game Changer! Aquele que muda o jogo!
No que depender da The Camp, estamos à disposição para ajudar você e o Brasil a mudar esses números tristes.