Sonhar em inglês é sinal de aprendizado?
Saiba se ter um sonho em inglês significa mesmo que você está aprendendo o idioma. E confira algumas curiosidades sobre os sonhos.
Não há um consenso se sonhar em inglês é sinal de que realmente estamos aprendendo. Pode ser até que sim, pois é provável que seja um indício de que estamos assimilando as palavras e contextos e acabamos tendo sonho em inglês.
Por outro lado, ter sonhos em outro idioma pode revelar uma preocupação em relação ao estudo do inglês. Isso porque costumamos sonhar com coisas que nos trazem apreensão – conforme afirma a psicóloga da consciência Sandra Gonçalves para o jornal Confina Média – e o estudo do idioma pode fazer com que tenhamos sonho em inglês.
Outro fator desses sonhos é que ele pode acontecer nas vésperas de um exame do idioma ou mesmo quando vamos viajar para o exterior, especialmente onde a língua praticada é o inglês.
Porém, algumas pessoas acreditam que sonhar em outro idioma é o primeiro sinal de que você está realmente aprendendo a língua, no caso o inglês. Outros vão além e acreditam que o sonho em inglês é um indício de que a pessoa está rumo à fluência.
Consciente subconsciente e inconsciente são culpados!
Toda nossa atividade cerebral funciona por meio do consciente, do subconsciente e do inconsciente – e todas essas áreas estão ligadas à nossa língua materna.
Na década de 1980, o psicólogo Joseph De Koninck (Canadá) – de acordo com o site The Brain – percebeu que estudantes de francês, que passavam a falar em francês nos seus sonhos, tinham melhor desempenho nos estudos.
Mas, fica uma certa questão no ar: será que eles aprendiam mais rápido porque sonhavam no idioma ou sonhavam porque aprendiam melhor que os outros?
O que exatamente acontece durante os sonhos?
Diversos psicólogos e neurocientistas vêm estudando mais de perto a relação entre os sonhos e o aprendizado de idiomas. O problema, porém, está no fato de saber exatamente o que acontece durante os sonhos.
Alguns revelam que durante o sonho em inglês ou outro idioma consegue falar com fluência, porém, a mesma facilidade no idioma não é obtida quando estão acordados, falando realmente.
De qualquer forma, ainda de acordo com o site The Brain, o nosso subconsciente tem a capacidade de realizar tarefas incríveis, sabia?
Alguns casos, já foram relatados que pacientes em coma simplesmente esqueceram da sua língua mãe e acordaram falando outro idioma.
E será mesmo que por meio do aprendizado nosso cérebro assimila todo o conhecimento que não conseguimos absorver de forma consciente e, assim, recorre a ele enquanto estamos dormindo?
Pode ser que sim, pode ser que não. A verdade é que não há comprovação científica de que ter um sonho em inglês significa que alguém realmente esteja aprendendo o idioma.
Pode ser que talvez ter um sonho em outro idioma realmente signifique que estejamos aprendendo a língua. Por outro lado, pode revelar apenas o nosso desejo de falar fluentemente a língua, ou, ainda, significar preocupação com o estudo do idioma.
Mas uma coisa é certa, ter um sonho em inglês demonstra um forte interesse no idioma e empenho em aprendê-lo. Então, siga firme e forte!
15 Curiosidades sobre os sonhos que você precisa saber!
Agora que já sabemos que ter um sonho em inglês pode ou não revelar que estamos realmente aprendendo-o, confira algumas curiosidades sobre ele:
1 – Esquecer dos sonhos
É bastante normal que as pessoas se esqueçam dos sonhos. Isso porque 50% de um sonho acontece em apenas 5 minutos e 90% do que sonhamos é geralmente esquecido.
2 – Deficientes visuais também sonham
Pessoas que ficaram cegas depois do nascimento também conseguem visualizar imagens durante o sonho.
3 – Todos sonhamos
Existem pessoas que afirmam não sonhar, mas isso é impossível – segundo a ciência. Todos nós sonhamos, o fato é que algumas pessoas se lembram dos sonhos e outras não.
4 – Rostos conhecidos
Dizem alguns especialistas que nosso cérebro não tem a capacidade de criar fisionomias. Portanto, para eles, todos os rostos visualizados nos sonhos são conhecidos, mesmo que tenhamos visto a pessoa uma vez na vida.
O que pode acontecer também é esquecermos que vimos tal pessoa que aparece no sonho, porém, já encontramos com ela em algum momento – nem que seja por segundos.
5 – Sonho preto e branco
De acordo com pesquisas (divulgadas pelo site G1) cerca de 12% das pessoas sonham exclusivamente nas cores em preto e branco. O resto dos indivíduos sonham com imagens sempre coloridas.
6 – Sonhos e simbologia
Muitas pessoas procuram desvendar os sonhos. Mas a verdade é que os sonhos são simbólicos.
Assim, um sonho pode ter um significado totalmente diferente do seu enredo.
7 – Sonhos e emoções
Sonhos têm bastante relação com as emoções vividas no dia a dia. É normal ter, por exemplo, pesadelos quando estamos temendo ou ansiosos com algo.
8 – Muitos sonhos
Uma pessoa tem, em média – de acordo com o site The Brain – cerca de 4 a 7 sonhos por noite.
9 – Animais também sonham
Estudos revelam que diversos animais sonham também. O estudo se baseia no fato de muitos animais produzirem ruídos e movimentos estranhos durante o sono ou mesmo acordam assustados.
10 – Fase REM
O REM (Rapid Eye Movement) é a etapa do sono que se refere aos movimentos rápidos dos olhos e é a fase que os sonhos parecem mais vívidos. Essa fase representa cerca de 20 a 25% do sono total de um adulto – o que significa que dura entre 90 e 120 minutos por noite.
11 – Incorporamos o que acontece ao redor
Nosso cérebro tem a capacidade de absorver o que acontece ao redor e incluir esses estímulos externos ao sonho, como os barulhos e ruídos, por exemplo.
12 – Sonhos de Homens X Sonhos de Mulheres
Pode parecer estranho, mas pesquisas revelam que os homens tendem a sonhar mais com pessoas do mesmo sexo – chegando a sonhar com 70% de personagens masculinos.
Já as mulheres apresentam mais equilíbrio e costumam sonhar praticamente com a mesma porcentagem de pessoas do sexo masculino e do sexo feminino.
13 – Ciência do sonho
O sonho sempre foi uma incógnita para cientista e até mesmo para pessoas comuns. Esse interesse até ganhou uma ciência específica que estuda os sonhos, é a oneirologia.
14 – Desejos proibidos
É muito comum sonharmos com coisas que desejamos. Por exemplo, diversas pessoas que pararam de fumar sonham que estão fumando ou mesmo pessoas que fazem dieta sonham que estão saboreando comidas deliciosas.
15- Interpretação dos sonhos
Há séculos as pessoas tentam desvendar o significado dos sonhos, como se eles servissem como presságios para a vida real. Mas a verdade é que não existe comprovação que acontecerá aquilo que sonhamos.
Mas afinal, sonhar em inglês é sinal de aprendizado?
Voltamos ao estágio inicial. Como podemos perceber não há consenso entre a ciência de que ter um sonho em inglês pode significar que estamos aprendendo o idioma.
Sendo assim, o melhor mesmo é continuar investindo nos estudos, praticando e dando o melhor de si para realmente aprender o idioma e não ficar apenas no sonho, concorda?